Guia “curíntia” de sobrevivência

Fora de jogo 06/11/2012
Consulado do Brasil em Tóquio lança cartilha de boas maneiras para corintianos que estarão no Japão durante o Mundial de Clubes

guiatorcedor-1

O Consulado-Geral do Brasil em Tóquio lançou o Guia do Torcedor para corintianos que vão ao Mundial de Clubes, em dezembro. Traz orientações de como se comportar educadamente nas ruas, transporte público e estádios. Logo de cara o primeiro coice: "Não existe o 'jeitinho brasileiro' no Japão". O próprio consulado esculhamba.

Bem, até gostaria de criticar o tom preconceituoso, mas pelo que vi no ano passado - batucada no hall do hotel, cantoria no metrô, bandeiras penduradas nos restaurantes - até que pegaram leve. Dê uma olhada no texto e nos ícones.

O guia é bem útil. Há mapas do metrô, trem e as rotas de acesso aos estádios de Toyota e Yokohama. E dicas de restaurantes e hospedagem baratos. Mas, de longe, a mais "curíntia" de todas é dormir em internet cafés. São pequenas cabines com poltronas reclináveis que cobram o equivalente a R$ 34 a noite. No local há o básico para sobreviver. Café, água e banheiro. Encara?

Guia do Torcedor